Você conhece ou já ouviu falar em algumas das grandes construções que marcaram a história? Regadas de beleza e acontecimentos, esses grandes projetos da engenharia e arquitetura estão distribuídos em várias partes do mundo, encantando gerações e sendo utilizados como referência em futuras projeções.

Para você conhecer um pouco mais sobre esses projetos históricos, separamos alguns gigantes exemplos. Confira:

 

Castelo de Santo Ângelo

Localizado em Roma, na Itália, o Castelo de Santo Ângelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano, foi construído entre 135 d.C. e 139 d.C. Inicialmente, foi utilizado como mausoléu do imperador Adriano e sua família, tornando-se mais tarde, um edifício militar. Durante a Idade Média serviu como uma das mais importantes fortalezas dos Papas e foi utilizado como prisão no final do século XIX. Atualmente, o local é utilizado como museu histórico, recebendo inúmeros visitantes todos os anos.

 

Sagrada Família

Desenhado pelo arquiteto Antoni Gaudí, o Templo Expiatório da Sagrada Família foi iniciado em 1882 na cidade de Barcelona, na Espanha e é conhecido como uma das construções com mais tempo de duração, estando inacabada até os dias de hoje.

Com 18 torres, o templo faz homenagem a Jesus Cristo, a Virgem Maria e aos evangelistas. Ao todo, são três fachadas, sendo duas delas finalizadas: Fachada da Natividade, única que Gaudí consegui entregar em vida e Fachada da Paixão, concluída posteriormente. A Fachada da Glória ainda se encontra inacabada. Prevê-se que a finalização da obra, se dará em 2026, no centenário da morte de Gaudí.

 

Taj Mahal

Situado em Angra, na Índia, o Taj Mahal é classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e em 2007 foi condecorado como uma das Sete Maravilhas do Mundo. Fundada entre 1632 e 1653, a obra é considerada a maior prova de amor do mundo. Isso porque sua projeção se deu após o falecimento da esposa do imperador Shah Jahan, conhecida como Mumtaz Mahal.

Entre os materiais utilizados na construção, destacam-se: mármore branco polido, ametistas persas, safiras do Ceilão, cristal e jade chinesa, pedra turquesa tibetana e Lazulita do Afeganistão.

 

Ópera de Sydney

Localizada sobre a baía de Sydney, na Austrália, a Ópera de Sydney foi projetada por Jørn Utzon e começou a ser construída em 1959, sendo inaugurada em 20 de outubro 1973. O projeto conta com 100 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, quatro restaurantes, seis bares, numerosas lojas de recordações e dois auditórios, em que o maior deles, Concert Hall, tem capacidade para 2690 espectadores sentados.

 

 

Burj Khalifa

Localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é o maior aranha-céu já construído no mundo, com 828 metros de altura e 160 andares. Sua construção teve início em 21 de setembro de 2004 com inauguração em 4 de janeiro de 2010.

 

Essas são algumas das célebres construções espalhadas pelo mundo, cada uma com sua história e características que as transformam em grandes projetos.

Quer se manter sempre informado sobre o mundo da engenharia e arquitetura? Então acompanhe as redes sociais da SGS e fique de olho em nossas publicações.

Deseja conhecer mais sobre os nossos serviços? Clique aqui e solicite um contato.

One thought on “Grandes construções que marcaram a história”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *