Para muitos empresários, “tempo é dinheiro” e essa máxima se aplica ferozmente quando o assunto é execução de obras.

Atualmente no mercado há diversas opções que podem facilitar e agilizar a entrega de uma obra. Entre elas há materiais que podem ser trabalhados mesmo sob chuva, técnicas específicas de organização de equipe e de canteiro de obras e métodos exclusivos de construção.

Se você pretende construir e está preocupado se os prazos serão cumpridos conforme contrato, veja a seguir algumas dicas que separamos sobre os principais elementos que possibilitam uma obra ser entregue em tempo recorde.

Vamos conhecê-las!

 

Documentação e identificação na obra

A primeira medida que um bom gestor toma é certificar-se de ter sempre em mãos todos os documentos referentes à obra.

Além disso, em todas as fases da construção é necessário manter o terreno sinalizado, contendo as informações do projeto e mostrando a regularidade da obra.

Por isso, os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) exigem a utilização de placa com os dados do profissional responsável pela construção, e também com o número do processo de aprovação e do alvará de construção, no canteiro de obras.

Para facilitar a consulta e confirmar a regularidade em uma fiscalização, uma via do alvará de construção, a cópia da ART cadastrada no Crea e as cópias das plantas aprovadas, também devem ser mantidas na obra.

 

Planejamento do Canteiro de Obras

Planejar onde serão as entradas e saídas de caminhões, áreas de descarregamentos de materiais, os locais onde ficarão os trabalhadores, as instalações de abastecimento de água e energia elétrica (segundo a NBR 5626), antes da obra começar é fundamental.

Tal ação garante a otimização de tempo na construção, além de evitar prejuízos com perda de material em erro de local de descarga ou acondicionamento.

Profissionais experientes, com um método de trabalho consolidado, já tem este hábito arraigado em seu cotidiano.

 

Logística Interna ao Canteiro

Para gerar um bom fluxo no canteiro é necessário avaliar quais são as suas condições e de que forma os materiais serão transportados.

O bom uso dos equipamentos para movimentação segura e rápida de cargas é determinante para garantir a produtividade dos profissionais, já que um bom tempo da obra envolve este trânsito de materiais.

Há diversos equipamentos de transporte horizontal (giricas, pórticos, carrinhos porta-palete, tratores) e vertical (gruas, guinchos, elevadores) disponíveis no mercado. Cabe ao gestor escolher os equipamentos adequados, levando em conta a dinâmica da obra, o layout do canteiro e os principais materiais transportados.

O uso corretos dos equipamentos é decisivo para uma entrega de obra em tempo recorde. Verifique se sua empresa dá prioridade para o projeto de logística em sua obra.

 

Cuidados com  o armazenamento de material

Materiais devem ser armazenados e estocados em pontos estratégicos da obra, para que não prejudiquem o trânsito de pessoas, a circulação de materiais e o acesso aos extintores de incêndio. Portas e saídas de emergência nunca deve ficar obstruídas, e deve-se evitar as sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentação.

Itens como sacos não podem ser apoiados em muros e pilares. Alguns materiais devem ser empilhados a uma distância mínima igual à altura da pilha, sendo essencial armazená-los e mantê-los em local de fácil acesso, próximos de pontos de consumo no canteiro, facilitando o fluxo na obra.

 

Materiais que podem agilizar prazos de construção

  • Pré-Fabricados de Concreto: Esta solução é eficiente graças ao modo de fabricação da estrutura em paralelo à execução das fundações, e o fato da obra não precisar ser parada em caso de chuvas. O material é resistente e tem longa vida, além de gerar menor quantidade de entulhos, pois tem precisão dimensional, permitindo um canteiro mais organizado.
  • Estruturas Metálicas: Quando se fala em entrega de obras em tempo recorde, estruturas metálicas muitas vezes são a primeira opção que vem a cabeça do gestor.  Não é por menos, a aplicação dos elementos estruturais de aço (como os perfis formados a frio, soldados, laminados e tubulares) está presente na maiorias das construções comerciais e industriais hoje em dia.
  • Laje Steel Deck: Trata-se de um material autoportante que serve como uma plataforma de trabalho mesmo antes da concretagem da laje, liberando a área do pavimento inferior. Elas economizam o consumo de concreto de uma forma que as lajes convencionais não conseguem, resultando em estruturas mais leves.
  • Tilt-Up: Consiste na execução de paredes na horizontal, erguendo-as depois de prontas. Além da velocidade na construção, este método oferece segurança, já que reduz a necessidade de trabalhos em altura elevada.

 

Tenha a tecnologia como aliada

Não é fácil gerenciar uma obra.

São tantos detalhes para vigiar que fazer a gestão de tudo e entregar a obra em tempo recorde, sem enlouquecer, torna-se um desafio.

Para que as decisões administrativas da obra sejam sempre as mais corretas, a empresa poderá contar com alguns softwares. Com eles é possível fazer um controle das horas trabalhadas; emitir pedidos de materiais diretamente do local da obra; registrar ocorrências, entre outras ações.

Além disso, o software permite à construtora aperfeiçoar seus resultados no canteiro mesmo, uma vez que possibilita a gestão mais eficiente e integrada de materiais, equipamentos e profissionais, aumentando a performance da construtora e impulsionando seu sucesso.

 

A Gestão de Obras precisa de uma metodologia assertiva para garantir a entrega em tempo recorde

A SGS atua com Soluções de Engenharia que atendem todos os processos para a construção de um novo empreendimento, desde as necessidades primárias do cliente até a entrega da obra.

Entenda melhor como funciona nosso processo de trabalho.

Interessado sobre mais dicas acerca de agilidade em construções?

Aproveite a sessão de comentários e compartilhe conosco algumas de suas experiências sobre o cumprimento de prazos em obras ou ações que você tenha tomado que garantiram esse sucesso.

E caso tenha alguma dúvida, não hesite em nos avisar também aqui abaixo. Vamos juntos auxiliar mais gestores a melhorarem seus processos de trabalho.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *