Quando se planeja uma obra, é preciso ficar atento a diversas situações e normas técnicas que precisam ser seguidas. Dentre elas está a NBR 9050/2015, também conhecida como Norma da Acessibilidade. Mas por que é tão importante estar adequado a ela? Acompanhe o texto que você já vai descobrir.

Esta Norma tem como objetivo proporcionar à maior quantia possível de pessoas, independentemente de qualquer limitação, a utilização de maneira autônoma e segura de ambientes, sejam eles edificações, mobiliário, equipamentos urbanos ou outros elementos. Por isso, é muito importante quando for construir ou reformar, pensar nessas adequações.

Os critérios e parâmetros estabelecidos para essas adequações consideram diversas condições de mobilidade e percepção de ambientes por pessoas com deficiência, com ou sem ajuda de aparelhos específicos (próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas de rastreamento, sistemas assistivos de audição ou qualquer outro que venha a complementar necessidades individuais).

Para condomínios ou conjuntos habitacionais, por exemplo, a norma 9050/2015 indica que é necessário que os espaços de uso coletivo também sejam adequados para todas as condições. Contudo, em edificações unifamiliares, ou seja, em residências particulares, a aplicação da Norma é facultativa, ficando a critério de cada família se vai ou não realizar as adaptações. Mesmo assim, muitos profissionais já estão pensando seus projetos residenciais com um olhar para a acessibilidade.

Quer ter a segurança de que seu projeto será construído dentro de todas as Normas estabelecidas? Então venha tomar um café com a gente! A SGS trabalha da forma correta, e está sempre atenta às orientações determinadas na lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *